segunda-feira, 9 de julho de 2012

Hootsuite versus Tweetdeck e o que isso tem a ver com Monitoramento.




Antes de qualquer coisa, entenda: NÃO ACREDITE EM TUDO QUE VOCÊ LÊ NESSA INTERNET, ok? (~inclusive neste texto~ rs) Isso é meio óbvio, mas aprendi que o óbvio é dependente do referencial, então...
Já li muita besteira em blogs confiáveis (?) que diziam, entre outras bobagens, que essas ferramentas (Hootsuite e Tweetdeck) são ferramentas de monitoramento. OH WAIT!

Hootsuite, Tweetdeck e ferramentas semelhantes são ferramentas de gestão. Elas podem ser usadas, de forma simples, para ACOMPANHAR marcas e temas o que é muito diferente de uma ferramenta de Monitoramento. Ferramentas de Monitoramento, como Radian6, Scup, Livebuz, etc permitem coleta, classificação, análise de sentimento, entre outros através de buscas mais complexas. Elas podem servir
como um plus, um acompanhamento real time de menções sobre a marca/tema, um meio que facilita a conversa, a interação com o usuário, mas nunca como uma ferramenta única e exclusiva de Monitoramento.

Garimpei no Blog do Cappra (#recomendo) algumas ferramentas que ajudam na gestão de marcas nas redes sociais (:

Para gerenciar a atualização de Perfis 
  • Twitter FeedPublica automaticamente mensagens no Facebook e Twitter através de blogs ou sites que permitam feeds. Especialmente interessante para atualizações relacionadas a sites corporativos.
  • Ping.fm: Atualize simultaneamente até 33 serviços de redes sociais, incluindo Twitter, Facebook, LinkedIn, Tumblr, FriendFeed, Jaiku, Posterous, Blogger e Flickr. Para não enlouquecer gerenciando múltiplos perfis.
  • SocialoomphServiço de planejamento de publicações, não apenas em mensagens do Twitter, mas também perfis e páginas do Facebook. No Twitter, permite o envio automático de mensagens diretas de agradecimento ou boas-vindas a cada vez que tem um novo seguidor, geração de alertas com base em palavras-chave e rastrear automaticamente cada novo seguidor, entre outras opções.

Para acompanhar o que e quando está sendo falado sobre sua marca

  • Social MentionAjuda a medir cobertura visibilidade da marca: baseado nas publicações em blogs, microblogs, bookmarks, comentários, Google News, etc, mostra quando foi a última vez que você foi mencionado, se a avaliação é positiva ou negativa, palavras-chave associadas ou as pessoas mais ativas no conversas. Os resultados podem ser filtrados por data e tipo de fonte (blog, Twitter, Friendfeed, etc), e transferidos para uma planilha
  • Addict-o- matic: Pesquisa termos simultaneamente no Twitter Search, Friend Feed, Bing, Blog Search, Tweet Meme, Youtube, Flickr, Wikio, Ask.com, WordPress…
  • Google Alerts: Alertas do Google, um clássico.
  • Google Blog Search: Ferramenta do Google que ajuda a encontrar tudo o que estão dizendo nos blogs.
  • BoardReaderPara encontrar discussões em fóruns.
  • Whostalking: Pesquisa todas redes sociais o que estão dizendo sobre sua marca ou produto .
  • Trendsmap: Exibe em tempo real o que mais se destaca no Twitter usando uma API do Google Maps. Com esta ferramenta é possível identificar tendências em diferentes partes do mundo.

bjs amgs! (:

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